Noções de Criminalística e Local de Crime

Carregando vídeo...

Neste curso serão abordados os principais tópicos cobrados em editais da área forense: Peritos e Perícias. Criminalística: Definição; História; Conceitos de Corpo de delito, Vestígios, Indícios, Evidência; Princípios Fundamentais e Postulados da Criminalística. Locais de crime: conceituação, classificação, isolamento e preservação de local de crime; Procedimentos de levantamento de local de crime. Procedimentos de Coleta, Acondicionamento e Envio de Vestígios Biológicos. Cadeia de Custódia: Conceitos, Etapas, Fase Interna, Fase Externa e Rastreabilidade. Laudo Pericial e Prazo para elaboração. Questões.

O curso será dividido nos seguintes tópicos:

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO À PERÍCIA CRIMINAL

Peritos e Perícias.

MÓDULO 2 – CRIMINALÍSTICA

Definição; História; Conceitos de Corpo de delito, Vestígios, Indícios, Evidência; Princípios Fundamentais e Postulados da Criminalística.

MÓDULO 3 - ADENTRANDO NO LOCAL DE CRIME

Locais de crime: conceituação, classificação, isolamento e preservação de local de crime.

MÓDULO 4 - PROCEDIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE LOCAL DE CRIME

Procedimentos de Coleta, Acondicionamento e Envio de Vestígios Biológicos. Cadeia de Custódia: Conceitos, Etapas, Fase Interna, Fase Externa e Rastreabilidade. Laudo Pericial e Prazo para elaboração.

MÓDULO 5 – RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS
Questões de concursos de diversos cargos sobre os temas abordados.

 


Victor Wilson Botteon

Possui graduação em Bacharelado (2009-2013) e Licenciatura (2010-2016) em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Foi bolsista FEALQ e FAPESP de iniciação científica em estágios realizados durante a graduação. Mestre em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) (2016-2018). Durante o curso de Mestrado, atuou como monitor da disciplina de Metodologia do Ensino em Ciências Biológicas II (ESALQ/USP), pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo (USP); como presidente da Associação de Pós-graduandos (APG-CENA) e representante discente da Comissão de Pesquisa do CENA/USP (gestão 2017-2018). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2018-2019). Possui experiência em desenvolvimento de projetos e pesquisas na área de Entomologia, com ênfase em trabalhos em manejo integrado de pragas (MIP) e controle biológico. Experiência na área de docência no Ensino Médio e Superior na área de Ciências Biológicas, ministrando palestras, aulas e oferecendo cursos livres e de extensão na área forense. Atuei na área de perícias criminalísticas no Estado de São Paulo, com experiência em investigações técnico-científicas, perícias diretas e indiretas de atendimento de locais de crimes de naturezas diversas e perícias laboratoriais. Atualmente, é professor de Ciências Forenses em cursos preparatórios para concursos públicos e é perito criminal geral do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC). 

1587407631 whatsapp image 2020 04 19 at 21.04.47

Palavras-chave:

Pericia criminal, ead, nocoes, criminalistica, Perito, Perito criminal, Perícia